Regras para otimizar o sono
As dificuldades em dormir ou em ter um sono descansado afetam cada vez mais pessoas. São muitos os fatores que conduzem a isso e, é certo, que os portugueses dormem mal. Aceite os nossos conselhos e faça por ter noites mais descansadas.
Estes mandamentos não só o ajudam a adormecer mais depressa, como também tornam cada hora do seu repouso mais descansada.
Exercício com moderação
Se a única altura do dia em que pratica desporto é antes de se deitar, deve fazer um esforço para alterar essa dinâmica, a menos que se trate de um treino ligeiro. Os exercícios moderados ou de alta intensidade são demasiado excitantes. É verdade que é aconselhável praticá-los regularmente, mas sempre duas ou três horas antes de se deitar.
Café só até às 5 ou 6 da tarde
De acordo com os especialistas, as pessoas que bebem café tendem a ter um sono melhor. No entanto, recomendam que a última chávena seja tomada, no máximo, até às seis da tarde. Embora os efeitos da cafeína comecem 30-40 minutos depois de beber café, podem durar até 6 horas. Assim, o corpo terá tempo para digerir a bebida e a cafeína não terá um impacto negativo no descanso.
Jantar cedo e com moderação
Tudo o que comemos influencia-nos. Como combustível para o nosso organismo, há certos alimentos como o leite, os legumes verdes, os frutos secos, o mel, as proteínas vegetais, o peixe e os alimentos frescos que facilitam o repouso. Tente incluí-los nos seus jantares, que, como é óbvio, devem ser bastante leves e a uma hora precoce para evitar que a digestão o impeça de adormecer. Meça as quantidades no prato e saboreie-as duas horas antes de se deitar.
Adaptar-se à luz
Tente adaptar todas as suas rotinas às horas de luz solar, de modo a adaptar o corpo ao descanso a partir do anoitecer. Se o seu dia de trabalho for tardio, tente aproveitar a manhã para fazer tudo o resto. Fazê-lo ao fim do dia não só aumentará o peso da carga mental antes de dormir, como também o impedirá de enfrentar as melhores condições devido ao cansaço acumulado ao longo do dia.
Respirar, meditar, praticar a atenção plena
Chame-lhe o que quiser, mas pare. O stress, a ansiedade, a carga de trabalho mental, o excesso de responsabilidades…tente levá-los para um canto da sua mente que estará ativo na manhã seguinte. Ler um livro, ver uma série ou fazer as compras, o objetivo é colocar um limite às suas preocupações para que não dancem toda a noite e o impeçam de dormir.
O quarto perfeito
Criar um bom ambiente é essencial para que o corpo e o cérebro se desconectem mais cedo e por mais tempo. A temperatura ideal do quarto deve rondar os 18 graus, deve arejar o quarto todas as manhãs, tem que ter um cheiro rico, apelativo e reconfortante e, obviamente, certifique-se que o colchão e o travesseiro estejam em boas condições. Com tudo pronto, deite-se na cama e relaxe.
Sem ecrãs
A hiperconexão deixa-nos de cabeça para baixo. Em muitos casos impede o trabalhador de encerrar a jornada de trabalho, noutros gera ansiedade e, em muitos casos, traz consigo o vício em dispositivos móveis. O uso de ecrãs antes de dormir é, segundo todos os especialistas, o pior inimigo do sono. Incluindo a televisão. Aproveite para se desconectar depois do jantar.
Regras para otimizar o son
oRegras para otimizar o son
o
Regras para otimizar o sono