Sejamos sinceras: sem desmerecer os presentes e outras coisas, a comida é uma das melhores partes da quadra festiva. Os pratos (e os doces) são deliciosos e, como é algo que só acontece uma vez por ano, não há motivos para nos contermos.
Contudo, a manhã de 26 de dezembro pode ser pesada. Literalmente. Afinal de contas, não é incomum que as pessoas acordem a sentir-se inchadas e com pouca energia. Se é o seu caso, saiba que há passos simples que pode dar para fazer um “reset” e, quer acredite ou não, envolvem mais comida.
Vamos a isso?
Para começar: *não* coma menos para compensar a noite anterior
“Se cometeu excessos num dia, adote hábitos alimentares saudáveis no dia seguinte”, aconselha a nutricionista Maxine C. Yeung, em declarações à revista “Glamour UK”.
Embora ainda possa sentir-se cheia da noite anterior, consumir pequenas refeições ao longo do dia é importante, porque ajudará a regular o corpo. “Comer menos do que o normal pode fazer com que coma demasiado novamente, porque poderá ficar com fome ao tentar cortar a ingestão de alimentos”, acrescenta.
Aposte nos benefícios dos smoothies
“As misturas de alimentos triturados, como acontece nos smoothies, normalmente, são fáceis de digerir. Portanto, são uma boa opção se não estiver a sentir-se ótima”, diz a nutricionista Amy Gorin à mesma publicação. Segundo a especialista, como estas bebidas costumam estar carregadas de frutas e de outros fluidos, pode contar com elas para reidratar-se.
A reidratação é mesmo importante
“A água aumenta a energia, ajuda a manter a concentração, combater o inchaço e eliminar o excesso de sal e açúcar da noite anterior”, revela a nutricionista Brigitte Zeitlin. Portanto, seja qual for o seu hábito de ingestão diária de H2O, a profissional de saúde sugere aumentá-la em pelo menos quatro ou cinco copos no dia seguinte.
Não é fã de água mineral? Zeitlin diz que a água com gás também funciona. Ou, se precisar que a sua bebida de eleição trabalhe a dobrar, considere tomar chá. “O chá-verde é rico em antioxidantes, o que pode ajudar a combater a inflamação causada pelo excesso de açúcar”.
Além disso, a cafeína é uma aliada para deixá-la mais desperta. Os chás de gengibre e menta não têm o mesmo efeito, mas ambos contêm propriedades que relaxam o trato gastrointestinal, o que pode ajudar a aliviar o inchaço, gases e náuseas.
Procure alimentos ricos em potássio sempre que puder
Zeitlin explica que, assim como a água, o potássio (um eletrólito) também elimina o sódio do corpo e vai ajudá-la a sentir-se menos inchada. Alimentos como, por exemplo, espinafres, banana, abacate e salmão estão no topo da lista.
Sim, os alimentos naturalmente doces podem ajudar
Parece contraintuitivo, mas isto ajudará com a ressaca do açúcar. Como explica a Dra. Gorin, isto acontece porque ingerir muito açúcar pode levar-nos a desejá-lo mais. Para combater esses desejos, coma alimentos doces saudáveis, como fruta e iogurte. Desta forma, irá satisfazer o desejo por doces sem sentir-se pior.
Os probióticos são seus amigos
Precisa de outro motivo para dar uma chance aos iogurtes? Os probióticos são conhecidos por promoverem as bactérias boas no intestino, o que pode ajudar a manter a saúde digestiva equilibrada. A Dra. Yeung explica que eles são particularmente importantes após a ingestão de demasiado sal ou açúcar, porque ambos podem perturbar o equilíbrio das bactérias no intestino. Entre o kefir, kombucha, kimchi ou chucrute, opções não faltam.
Os alimentos ricos em fibras impulsionam a digestão
Se estiver a sentir-se obstipada, os alimentos ricos em fibra como, por exemplo, os grãos integrais, feijão, nozes e sementes, podem dar o pontapé inicial na sua digestão. A dietista Maxine C. Yeung explica que há uma coisa a ter em conta: se começar a ingerir mais fibras do que aquelas a que o corpo está habituado repentinamente, isso poderá ter o efeito oposto ao pretendido. Desde que não coma mais do que a quantidade diária recomendada (25 a 30 gramas para as mulheres) e acompanhe com muita água, não deverá ter problemas.
Prepare versões mais saudáveis da típica “comida para ressaca”
Quando sabe que ovos com bacon e queijo a trariam de volta à vida, tente fazer a receita de modo a incorporar alguns alimentos saudáveis. “Se lhe apetecer uma sanduíche de ovo, acrescente ovos, abacate, alface e tomate a pães integrais”, aconselha Gorin.
O segredo para sentir-se realmente melhor? Incorpore estes truques num plano de alimentação saudável completo para pôr em ação no dia seguinte. Zeitlin sugere começar com um pequeno-almoço simples até uma hora após acordar e continuar a fazer refeições equilibradas ao longo do dia, a cada três ou quatro horas. Quando der por si, estará a sentir-se como nova, independentemente das rabanadas que comeu na noite passada.