São muitas as pessoas que têm dificuldades em dormir bem. Como tal, não é surpresa que estejamos todos à procura de um aliado poderoso para ganhar esta luta.
De gomas de melatonina, passando por lanches antes de dormir, ao método militar de sono, não faltam truques que prometem ajudar a adormecer mais rápido. Uma das invenções mais recentes, que nasceu e circula nas redes sociais, é o sleepy girl mocktail — qualquer coisa como “cocktail virgem da rapariga sonolenta”, em tradução livre.
A receita foi publicada originalmente pela utilizadora Calee Shea em janeiro de 2023, mas tornou-se viral após ser publicada por Gracie Norton, num vídeo que soma 1,5 milhões de visualizações. Norton afirma que a bebida mudou a sua rotina de dormir e a ajudou a adormecer, sublinhado que “sumo de cereja ácida e magnésio são uma combinação perfeita”.
Centenas de pessoas comentaram, relatando ter tido resultados semelhantes ao ingerir a mistura antes de dormir. Também não faltam diferentes versões da receita, com os autores a dizerem que esta proporcionou-lhes o melhor sono de sempre.
A receita
Como já dissemos, existem versões, mas os ingredientes consistentes são sumo de cereja ácida, bebida prebiótica gaseificada e magnésio.
Embora as cerejas ácidas contenham uma pequena quantidade de melatonina, o que realmente ajuda as pessoas a relaxarem é o magnésio.
Funciona mesmo?
“Não é um mito. O magnésio ajuda com a ansiedade e o humor, e também ajuda com o sono”, explica a nutricionista Kristina Fresour à revista “PEOPLE”. “Como sabemos, ter um sono de boa qualidade também ajuda com a ansiedade e o humor”.
O cocktail virgem, tal como os suplementos de magnésio, pode funcionar porque ajuda a resolver um simples caso de deficiência do mineral.
“Existem estudos que demonstram que pessoas com ansiedade ou até mesmo depressão tendem a ter níveis mais baixos de magnésio e, quando suplementadas, a ansiedade melhora”, diz a nutricionista Kristina Fresour ao mesmo meio de comunicação.
Existem diferentes tipos de magnésio no mercado, acrescenta a perita, esclarecendo que a melhor aposta é o glicinato de magnésio. Porém, cuidado com os exageros. “A toxicidade de magnésio é real. Geralmente, os rins ajudam a compensar através da excreção, mas às vezes, se for demasiado, não conseguem acompanhar e isso pode resultar em diarreia”. Outros sintomas de toxicidade de magnésio incluem tonturas, náuseas e retenção de urina.
Fontes naturais
Também pode consumir magnésio naturalmente.
“As cinco principais fontes alimentares são sementes de abóbora, sementes de chia, amêndoas, folhas verdes escuras, como espinafre cozido, e castanha de caju”, observa Freshour.
@gracie_norton HAPPY THANKSGIVING ????❤️ getting that GOOD SLEEP tonight! #mocktails #easyrecipes #drinkrrecipe #mocktailrecipe #quickrecipe #goodsleep #sleepbetter ♬ Real Love Baby – Father John Misty