Foto: Pexels/Karolina Grabowska

Michael Mosley é um conhecido jornalista, médico britânico, produtor e apresentador de programas e autor de várias obras relacionadas com a área da saúde e bem-estar. O programa Panorama BBC ‘Comer, Jejuar e Viver mais Tempo’ fez com que se tornasse uma celebridade e enveredasse pelo mundo dos livros. O primeiro, editado em Portugal, foi ‘A Dieta dos 2 Dias’, recuperamos aqui a conversa que tivemos com ele em 2014 que permanece pertinente.

Em que consiste ‘A dieta dos 2 dias’?
É um plano alimentar que faz com que as pessoas consigam perder peso fazendo dieta apenas dois dias por semana. Nestes dois dias, as mulheres devem consumir 500 calorias e os homens 600. Nos outros 5 dias da semana, mantêm a sua alimentação normal, sendo que esta deve ser saudável, não deve servir para ‘compensar’ o que não comeu nos outros dias.

Fala de jejum nesses dias em que há restrição calórica…
Sim, porque a ideia é estar três períodos de 12h seguidas sem comer. Nos dias de jejum, deve ingerir duas refeições, com apenas as tais 500 ou 600 calorias. No dia anterior ao jejum, eu por exemplo, janto normalmente às 19h e depois não como mais nada até ao pequeno-almoço, às 7h. Depois janto às 19h, e só no dia seguinte às 7h da manhã volto a tomar o meu pequeno almoço normal.
Nos dias de jejum deve beber muitos líquidos, água e chá sem mais nada. Não deve almoçar nem lanchar, poupa dinheiro, (risos) e se estiver a sentir fome, o que eu faço é levantar-me do meu local de trabalho e faço uma pausa de uns minutos para tirar a ideia de fome da cabeça. Escolhi refeições de garfo e faca porque quero estar com a minha família à mesa, mas há quem prefira consumir as 500-600 calorias de outra forma, em batidos de proteínas, duas vezes por dia, por exemplo.

Não é difícil estar tanto tempo sem comer?
É uma questão de hábito, o que as pessoas me dizem é que as primeiras 2-3 semanas são um pouco difíceis, depois o corpo habitua-se

Mas sempre nos disseram que não se deve passar mais de 3 horas sem comer…
Quando era pequeno, as crianças estavam proibidas de petiscar entre as refeições. Agora, parece que temos medo de ter fome, estamos sempre a comer.
Pesquisas mostram que o nosso corpo, por várias razões, precisa de períodos em que não esteja exposto a comida. Ter sempre um nível alto de açúcar no sangue é mau, porque está a fazer com que o pâncreas crie insulina constantemente (para se ver livre do açúcar) e isso pode conduzir a uma diabetes. E também se sabe que o corpo precisa de uma espécie de limpeza de primavera, ocasional, durante a qual se pode livrar de toxinas. Precisa de 6-7 horas para se ver livre da ‘tralha’, sem estar a processar comida e a pensar no que fazer com ela. É como quando vamos arrumar a arrecadação, temos de ter tempo para fazer limpezas a sério.

E não se come demais no dia a seguir?
Pesquisas demonstram que a maioria das pessoas não sente necessidade de comer mais do que as 2000 calorias que é suposto ingerir diariamente (2600 para homens) nem têm desejo de comida com alto teor de gordura. É claro que se comerem alimentos altamente calóricos nos 5 dias vão perder pouco ou nenhum peso… mas geralmente isso não acontece. Agora faço uma alimentação com muitos vegetais, mas de vez em quando como chocolate e piza, só que não é todos os dias.

E não se sente vontade de comer doces ou hambúrgueres?
Quando não se tem muita fome, a comida saudável não é muito apelativa, mas quando se passa horas sem comer e depois se tem de comer um prato com vegetais, garanto-lhe que eles passam a ser mais atraentes. As pessoas estão habituadas a petiscar ao longo do dia, mal sentem um pouco de fome. E o que comem? Chocolate ou bolachas. Assim, o cérebro aprende que quando temos fome o que queremos comer é chocolate. É criada uma compulsão. Se começarmos a comer alimentos saudáveis cada vez que temos fome e é isso que esta dieta nos obriga a fazer , o cérebro vai criar uma compulsão, seja por brócolos, maçãs ou outros alimentos saudáveis. Mas não posso dizer que o desejo de comer doces ou hambúrgueres desaparece, temos é mais autocontrolo.

Como devo preparar-me se quiser começar a fazer a dieta dos 2 dias?
Ler o livro (risos), para compreender toda a base científica por trás deste plano alimentar, conhecer o testemunho de pessoas que estão a fazer a dieta e ficar a saber o tipo de receitas que pode cozinhar para os dias de jejum. Ajuda ter uma amiga ou o marido a fazer a dieta, não sei a razão, mas aparentemente os homens gostam desta dieta e convém mentalizar-se que é suposto os primeiros 15 dias serem difíceis.

Esta dieta é diferente das outras porque…
É uma fórmula que resulta porque a restrição alimentar dura apenas um dia, e a esmagadora maioria das pessoas tem força de vontade para aguentar um dia com menos calorias. Nós sabemos que os médicos e dietistas dizem-nos para comer razoavelmente e exercitar bastante, e todos sabemos que isso nos faz bem, mas é um pouco como jogar golfe, sabemos que temos de atirar a bola para dentro do buraco mas é mais fácil dizê-lo que fazê-lo! Pensar que durante meses não vamos poder comer uma série de alimentos vai fazer com que pensemos todos os dias naquilo que não podemos comer, é contraproducente. Com esta dieta, reeducamos o nosso paladar e só temos de pensar no que não podemos comer duas vezes por semana, é mais fácil. Outro facto interessante do jejum intermitente é que se queima muito mais gordura nesta dieta do que nas dietas de baixas calorias. O que acontece nessas dietas é que as pessoas perdem 75% de gordura e 25% de músculo. Nas radicais, em que se perde muito peso em pouquíssimo tempo, perde-se 50% de gordura e 50% de músculo, e isso é mau. Nesta dieta de jejum intermitente perde-se 90 a 100% de gordura. Praticamente, tudo o que se perde é gordura e os cientistas ainda não descobriram porquê.

O corpo não vai entrar em ‘modo: fome’ e armazenar tudo o comemos a seguir?
Isso é um mito, essa ideia é baseada num estudo dos anos 40 em que puseram 30 voluntários numa dieta de baixas calorias durante 6 meses. Realmente o corpo deles entrou em ‘modo: fome’, mas só quando a percentagem de gordura atingiu os 8%, o que é muito baixo.

Não nos sentiremos muito cansados se não comermos durante 12h?
Não, pelo contrário, o que acontece na realidade é que quando deixamos de comer durante umas horas o nosso metabolismo aumenta. E faz sentido, basta pensar que quando os nossos antepassados não tinham comida, tinham de estar ativos e ir à procura de caça ou das bagas para se alimentarem. Só quando o nosso corpo está muitos dias sem comer, possivelmente semanas, é que começa a pensar ‘bem é melhor conservar as calorias porque os tempos estão a ser difíceis’. No curto prazo, o jejum dá-lhe mais energia, mais dinamismo, porque precisa de ir à procura de alimento.

Quem não deve fazer esta dieta?
Os diabéticos, as grávidas, as mulheres que estão a amamentar, os adolescentes, pessoas que têm ou tiveram problemas do foro alimentar (anorexia, bulimia).

Como se escolhe os dias de jejum?
Cada um escolhe os dias que quer. E se uma festa ou almoço de trabalho calhar a um dia de jejum não há problema nenhum em fazê-lo um dia antes ou depois. Eu fazia o jejum à 2.ª e 5.ª, agora só faço um dia por semana de manutenção. Tentei fazê-lo dois dias seguidos, porque há pesquisas que apontam para maiores benefícios, mas fiquei impossível de aturar, era demasiado para mim.

E se não estivermos a perder peso?
Geralmente, é porque estão a ingerir bebidas calóricas nos dias de jejum. Os smoothies, os refrigerantes, os sumos de fruta, que até podem ser saudáveis mas além de terem muitas calorias também não saciam. Ah, e lamento dizer, mas o álcool também está proibido nestes dois dias.

Quais são as queixas mais frequentes?
São sobretudo nos primeiros 15 dias: dores de cabeça e obstipação. É importante que as pessoas bebam muitos líquidos, água, chá preto, verde, café, sem mais nada…

Que peso é que se perde num mês?
As pessoas têm só de se preocupar com a gordura. As mulheres devem medir-se à volta do peito, cintura e ancas, os homens, à volta da barriga. Passado um mês, vejam novamente quanto medem. O normal é que as pessoas emagreçam cerca de 2kg por mês, os homens um pouco mais. Eu, em três meses, perdi 9kg de gordura, 9cm à volta da cintura e 1cm no pescoço, tanto que até parei de ressonar. Também deixei de ser pré-diabético e o meu colesterol baixou para níveis aceitáveis.

É preciso praticar exercício físico?
Não precisa, mas faz bem à saúde. Façam boas caminhadas. Até há pesquisas que demonstram que se se exercitar durante os dias de jejum vai queimar ainda mais gordura. O que acontece é que durante a noite os níveis de açúcar no sangue diminuem e o nosso corpo vai buscar energia ao glicogénio e depois às reservas de gordura. Por isso, se fizer exercício logo de manhã, depois de um jejum de várias horas e antes de tomar o pequeno almoço, o que vai queimar é gordura.

Que outras vantagens tem a dieta dos 2 dias para a saúde?
Se as pessoas conseguirem ultrapassar as primeiras 2-3 semanas, não só adquirem novos hábitos alimentares como o nosso corpo ajusta-se a esta nova realidade de não querer comida a toda a hora. Os níveis de açúcar no sangue baixam, diminui o colesterol e sentimo-nos mais alegres. Isto porque o cérebro aumenta a produção de uma proteína que diminui a ansiedade e melhora o humor.

Michael Mosley, médico, jornalista, autor de vários programas sobre saúde e bem-estar


O livro que deu início ao tema do jejum intermitente



Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Miúdos a Votos: a grande festa dos livros mais fixes já começou!

Miúdos a Votos: a grande festa dos livros mais fixes já começou!

Óculos de sol: 35 modelos para usar agora e sempre

Óculos de sol: 35 modelos para usar agora e sempre

E os vencedores dos Prémios Inovação em Prevenção são..

E os vencedores dos Prémios Inovação em Prevenção são..

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

À varanda do palácio, Frederico X da Dinamarca celebra 56.º aniversário

À varanda do palácio, Frederico X da Dinamarca celebra 56.º aniversário

Nuno Júdice - Quando tudo se transformava

Nuno Júdice - Quando tudo se transformava

Vídeo: Os melhores momentos da III Conferência Girl Talk

Vídeo: Os melhores momentos da III Conferência Girl Talk

Quem é Maria João Diogo: o grande pilar de Rúben Amorim?

Quem é Maria João Diogo: o grande pilar de Rúben Amorim?

A primeira imagem de Paulo com os filhos de Inês de “Casados à Primeira Vista”

A primeira imagem de Paulo com os filhos de Inês de “Casados à Primeira Vista”

Como ler um jornal

Como ler um jornal

Palavra de profissional: estúdio de design Raw-Edges

Palavra de profissional: estúdio de design Raw-Edges

BCE está pronto para baixar juros na próxima semana

BCE está pronto para baixar juros na próxima semana

Celebridades assistem à gala da amfAR, em Cannes

Celebridades assistem à gala da amfAR, em Cannes

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

O problema dos ultraprocessados consumidos por crianças entre os 3 e os 6 anos

O problema dos ultraprocessados consumidos por crianças entre os 3 e os 6 anos

Cientistas identificam proteínas que podem ser sinal de desenvolvimento de cancro sete anos antes do diagnóstico

Cientistas identificam proteínas que podem ser sinal de desenvolvimento de cancro sete anos antes do diagnóstico

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

EV3: os detalhes do SUV compacto da KIA

EV3: os detalhes do SUV compacto da KIA

Príncipe George assistiu à final da Taça de Inglaterra na companhia do pai

Príncipe George assistiu à final da Taça de Inglaterra na companhia do pai

Uma turma com muita poesia

Uma turma com muita poesia

Revolut vai lançar depósitos a prazo em Portugal: “As taxas de juros oferecidas pelos bancos são muito baixas”

Revolut vai lançar depósitos a prazo em Portugal: “As taxas de juros oferecidas pelos bancos são muito baixas”

Descubra 15 assentos topo de gama

Descubra 15 assentos topo de gama

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Desfile de famosos na festa Chopard em Cannes

Desfile de famosos na festa Chopard em Cannes

Catarina Miranda ignora Margarida após expulsão do “Big Brother”

Catarina Miranda ignora Margarida após expulsão do “Big Brother”

Energia para Mudar: a descida dos preços dos carros elétricos e dos carregamentos

Energia para Mudar: a descida dos preços dos carros elétricos e dos carregamentos

Na primeira pessoa:

Na primeira pessoa: "Na mentalidade mais ocidental, o trabalho não é tudo. Para os chineses, muitas vezes, está em primeiro lugar"

Sweet Soul, em Leça da Palmeira: O rigor da pastelaria

Sweet Soul, em Leça da Palmeira: O rigor da pastelaria

Cupra Born VZ: 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos

Cupra Born VZ: 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos

O plano ambicioso da Revolut para Portugal

O plano ambicioso da Revolut para Portugal

Sky Magnetar: avião a hidrogénio quer ligar Londres a Nova Iorque em 90 minutos

Sky Magnetar: avião a hidrogénio quer ligar Londres a Nova Iorque em 90 minutos

Romantismo na passadeira vermelha de Cannes

Romantismo na passadeira vermelha de Cannes

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

O concerto de Taylor Swift contado por uma 'swiftie'

O concerto de Taylor Swift contado por uma 'swiftie'

Investigadores criam smartwatch capaz de analisar o suor

Investigadores criam smartwatch capaz de analisar o suor

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

OMS atualiza lista de bactérias que ameaçam saúde humana por resistirem aos antibióticos

OMS atualiza lista de bactérias que ameaçam saúde humana por resistirem aos antibióticos

Cláudia Lucas Chéu - Síntese do femininismo

Cláudia Lucas Chéu - Síntese do femininismo

Os

Os "looks" da cerimónia de encerramento de Cannes

Almoços rústicos

Almoços rústicos

Há mar e mar, há ser e há proclamar

Há mar e mar, há ser e há proclamar

O atlas imparável de Siza Vieira na Fundação Gulbenkian

O atlas imparável de Siza Vieira na Fundação Gulbenkian

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

As 1001 Noites de João Brites e Olga Roriz: A salvação num punhado de histórias

As 1001 Noites de João Brites e Olga Roriz: A salvação num punhado de histórias

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites