![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2022/05/220517_Captura-de-ecra%CC%83-2022-05-17-a%CC%80s-15.37.58.png)
A raiva é uma emoção importante e, muitas vezes, incompreendida. Por isso mesmo, alguns especialistas defendem que podemos aprender a ser mais recetivos e curiosos em relação a esta emoção, em vez de julgá-la ou tentar reprimi-la.
“Enterrar a raiva pode levar-nos a sofrer tanto mental quanto fisicamente. Por outro lado, atacar e deixar a raiva espalhar-se por todo o lado não é exatamente uma alternativa ideal”, diz a psicóloga clínica Lisa Firestone à revista Psychology Today, acrescentando que compreender e superar este sentimento é algo que pode levar tempo, paciência e introspecção.
Então, o que podemos fazer assim que nos sentimos provocados? Como podemos acalmar-nos sem escondermos aquilo que estamos a sentir? A especialista partilha três passos que podem ajudar a lidar com momentos de frustração, irritação ou raiva:
- Fazer uma pausa: respire fundo, vá dar uma volta ou diga a quem estiver consigo que precisa de um minuto. Tire um tempo para acalmar o seu sistema nervoso;
- Dar nomes às emoções: descreva o seu estado interno sem racionalizar ou explicar os seus sentimentos;
- Reconhecer gatilhos: compreenda que a intensidade ou grau da sua raiva podem ser exacerbados pelo seu passado.