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Num texto para a Psychology Today, a psicóloga Susan Krauss Whitbourne explicou como nos podemos tornar melhores ouvintes, de modo a tornar as nossas relações ainda mais fortes e significativas.
Isto porque, diz, “Consegues facilmente perceber quando estás a falar com um bom ouvinte. Há algo na forma como essa pessoa olha para ti ou faz comentários empáticos, que te faz sentir confortável e desabafar“.
Confira as dicas da especialista:
Verbais
- Parafraseie o que a outra pessoa disse
- Não faça perguntas de “sim” ou “não”, mas sim mais “elaboradas”
- Reforce os pensamentos e emoções do outro, “valide-os”
- Use sons que os encoragem a continuar – “hm, hm”,”ok”, “sim”…
- Use o nome da outra pessoa
Não-verbais
- Mostre interesse e empatia através das suas expressões faciais
- Acene com a cabeça, sobretudo em tópicos importantes
- Mantenha-se de frente para o outro – a postura é importante
- Mantenha contacto visual, não se distraia
- Fique em silêncio – não interrompa ou mostre impaciência em que o outro acabe de falar