Compreender o seu parceiro requer a capacidade de ouvir. Ouvir mesmo. Os casais são aconselhados a ouvir as queixas um do outro sem se sentirem atacados e, por melhor que pareça, muitas vezes, isso não é realista.
Quando algo que dizemos (ou não dizemos) fere os sentimentos do nosso companheiro, há um forte impulso para interromper com: “Não era essa a minha intenção” ou “Estás a interpretar-me mal”, mesmo antes de ele acabar de falar. Quando o ouvinte reage antes de ouvir a explicação completa, ambos acabam a sentir-se incompreendidos.
Sim, é importante reclamar sem culpa e declarar uma necessidade positiva de ajudar a evitar que o ouvinte responda defensivamente. Dito isto, nas relações saudáveis, também é primordial que o ouvinte aprenda a acalmar-se. Aliás, esta até pode ser uma forma de manter a conexão com a cara-metade durante o desentendimento.
Aqui ficam seis dicas do Dr. Kyle Benson, um dos especialistas do Instituto Gottman, para discutir com o parceiro e ouvir sem ficar na defensiva:
- Contenha-se: olhe para dentro e veja o que diz a si mesma sobre o significado do conflito e como ele pode afetá-la. Isto também significa considerar que a reclamação do seu parceiro pode ser verdadeira. Às vezes, agarramo-nos a um autorretrato distorcido;
- Esteja atenta ao amor e respeito: durante conversas difíceis, é útil concentrar-se no afeto e respeito que sente pelo seu parceiro. Ao acalmar-se, aprende a separar a relação da raiva e da mágoa que sente por causa desse problema específico;
- Abrande e respire: concentre-se em relaxar o corpo. Contudo, ao fazer isso, não se perca na atividade nem pare de ouvir;
- Peça uma reformulação: se o seu parceiro disser algo que seja um gatilho, peça-lhe que o diga de uma forma diferente. Isto pode fazer toda a diferença quando se sentir na defensiva;
- Não leve a reclamação do seu parceiro a peito: isto parece impossível, especialmente se a reclamação for sobre algo que fez ou não fez. Se se sentir na defensiva, tente perceber o motivo. A reclamação do seu parceiro é sobre as necessidades dele, não as suas, então acalme as suas defesas para poder apoiá-lo;
- Carregue no botão de pausa: se notar que tem dificuldades em concentrar-se como ouvinte, peça ao seu parceiro para fazer uma pausa na conversa. Essa é uma maneira proativa de acalmar-se e evitar que ‘a tampa salte’ do seu cérebro emocional.