Numa altura em que a necessidade de poupar se alia à urgência de sermos mais sustentáveis, Joana Roque apresenta-nos 80 receitas deliciosas feitas a partir de sobras.
Experimente esta receita de bacalhau!
Uma Espécie de Bacalhau À Gomes de Sá (para 4 pessoas)
INGREDIENTES
300 g de sobras de bacalhau, limpo de peles e espinhas
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
4 ovos
75o g de batatas
1 raminho pequeno de salsa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
azeitonas pretas q.b.
PREPARAÇÃO
Descasque e corte as batatas em cubos e leve-as a cozer em água temperada com sal, juntamente com os ovos.
Entretanto pique grosseiramente a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume, com o louro, numa frigideira com um pouco de azeite, e deixe começar a alourar.
Junte depois as sobras de bacalhau enevolva-as bem no refogado. Retifique o sal e a pimenta.
Assim que as batatas estiverem cozidas, escorra-as bem. Coloque os ovos numa taça com água fria, para arrefecerem, e junte as batatas à mistura de bacalhau, envolvendo bem. Acrescente também a salsa picada.
Descasque depois os ovos e corte-os em rodelas, envolvendo-os bem na mistura de bacalhau e batata. Regue com um pouco mais de azeite e acrescente azeitonas pretas.
SOBRE A AUTORA
Joana Roque sempre gostou de cozinhar e de comer, mas a sua história no mundo da culinária começa em abril de 2006, com a criação de um blogue de dietas, no qual os pratos que fazia tinham mais sucesso do que a sua tentativa de perder peso.
No mês seguinte, nasce “As Minhas Receitas”, um blogue com receitas simples, variadas e acessíveis. Há 15 anos que publica receitas e hoje são mais de quatro mil. Em 2008, criou mais um blogue, 2A Economia Cá de Casa”, para complementar as receitas com dicas de gestão doméstica e de organização e planeamento da vida familiar.
Com um total de sete livros publicados, nos quais se incluem “Cozinha Organizada”, “Jantar na Mesa”, publicado em 2021, Joana Roque dá ainda workshops de culinária e produz conteúdos para várias marcas