Bem sabemos o quanto as hormonas influenciam grande parte dos nossos dias – sobretudo, quando falamos daqueles que antecedem o período menstrual. Desde sintomas físicos a emocionais, várias são as mudanças que notamos na famosa “TPM”.
Em primeiro lugar, importa perceber porque é que diminuem os movimentos intestinais nesta altura. E o grande culpado dá pelo nome “progesterona”. Os níveis desta hormona aumentam após a ovulação, o que resulta em maior lentidão do intestino e mais gases.
E como se tal não bastasse, quem costuma sofrer com este sintoma também vê exacerbados os sintomas típicos desta fase, como a irritabilidade ou insónias. Tudo, pelo facto de a serotonina, a famosa “hormona da felicidade”, ser produzida no intestino.
Como aliviar os sintomas?
Aqui, a resposta simples é: tentar ao máximo dar ao nosso intestino tudo aquilo de que ele precisa para funcionar bem. Entre as soluções estão hábitos como beber muita água, comer frutas e legumes que ajudem no funcionamento intestinal, privilegiar o consumo de probióticos e de fibras, bem como a prática de, pelo menos 15 minutos de atividade física diariamente.