
À medida que o tempo passa, torna-se mais difícil manter o peso e é por isso que algumas mulheres engordam na menopausa. Mas quais são os motivos para tal acontecer?
As hormonas desempenham um papel importante neste cenário. Quando chegamos à menopausa, os ovários param de produzir estrogénio, o que resulta num aumento da gordura corporal, principalmente ao redor do abdómen. Além disso, há alguns anos, vários estudos revelaram que os níveis de FDH (hormona folículo-estimulante) aumentam nessa fase da vida. Isto também faz com que a gordura se espalhe por todo o corpo.
Depois temos os genes. Se os seus pais ou outros familiares próximos têm peso extra na área da barriga, é provável que lhe aconteça o mesmo. Outros fatores como, por exemplo, a falta de exercício físico e uma má higiene do sono, podem contribuir para o aumento de peso. Daí ser importante ter acompanhamento médico nesta fase de transição e apostar nos pilares de um estilo de vida saudável, de modo a ter a melhor experiência possível.