Para algumas pessoas, adormecer resume-se a encostar a cabeça na almofada e deixar-se ir. Já outras estão familiarizadas com o círculo vicioso de se deitarem e preocuparem-se com o facto de não conseguirem desligar.
Se pertence ao segundo grupo e já tentou de tudo, desde meditar a contar ovelhas, o cientista canadiano Luc Beaudoin pode ter a solução. E é aqui que entra a troca cognitiva. Um conceito cujo objetivo é simular como as crianças adormecem, preenchendo o cérebro com informações sem sentido. Isto porque quando a nossa mente está alerta, é provável que pensemos em coisas que nos preocupam ou causam ansiedade.
Como desligar esses pensamentos? Basta seguir quatro passos:
- Prepare-se para dormir e deite-se na cama;
- Pense numa palavra aleatória e emocionalmente neutra com, no mínimo, cinco letras. Beaudoin deixa algumas sugestões como “cadeira”, “guarda-roupa” e “tomada”;
- Comece a soletrar a palavra na sua mente e, a cada letra, pense no máximo de palavras que conseguir com aquela letra. Por exemplo, se escolheu “cadeira”, pense em “cavalo” para a letra C. Escolha uma dessas palavras e pense nela durante tempo suficiente para criar uma imagem na sua mente. Depois, passe para a letra seguinte;
- Repita o processo o máximo de vezes que conseguir para cada letra. Se se confundir, passe para a próxima letra.
O especialista garante que adormecerá antes de dar por isso. O truque é certificar-se de que pensa em coisas que não tenham nenhum tipo de ligação emocional e que não despertem sentimentos ou memórias sensíveis.