Não há cozinha portuguesa sem umas folhas de louro, mas a forma como podemos consumir esta planta vai muito além dos cozinhados que fazem parte da nossa gastronomia e imaginário coletivo. Na verdade, o louro é uma planta medicinal que auxilia no tratamento de problemas digestivos, infeções, stress ou ansiedade, tendo propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, antioxidantes, digestivas e anti-reumáticas. Sabe-se agora que os benefícios do chá de louro quando tomado logo pela manhã, são muitos e variados, podendo ser um ótimo aliado para a sua saúde.
Reduz a inflamação
De acordo com um estudo da ACS Publications, as folhas de louro têm propriedades anti-inflamatórias por conterem eugenol, um componente que ajuda a reduzir a inflamação do corpo.
Melhora a aparência da pele
Devido às suas propriedades antioxidantes e ao seu grande aporte de minerais e vitaminas, o louro estimula a produção de colagénio e favorece o aparecimento de uma pele mais elástica, firme, lisa e luminosa. Além disso, promove a cicatrização de feridas, segundo um estudo do National Center for Biotechnology Information.
Diminui a ansiedade
O louro tem sido amplamente usado em sessões de aromaterapia para induzir um estado profundo de relaxamento. Isto porque os seus componentes ajudam a reduzir o cortisol, diminuindo a ansiedade.
Melhora a digestão
São vários os estudos que demonstram que os componentes ativos presentes nas folhas de louro funcionam como um poderoso indutor do fluxo gastrointestinal, o que acelera o processo de digestão e atua como um protetor contra possíveis lesões que possam ocorrer nos intestinos.
Melhora o sistema imunológico
Por conter o poderoso componente antioxidante já citado, o eugenol, o louro protege o nosso organismo dos radicais livres e, além disso, de acordo com um estudo da MEDWELL Publications, também possui propriedades fagocitárias.