Perder peso depois dos 40 pode ser uma luta difícil, mesmo para mulheres que sempre foram ativas. Isto acontece porque a composição corporal, o metabolismo e as hormonas mudam com a idade e, como tal, os métodos de perda de peso a que recorreram no passado podem não ser tão eficazes ou rápidos.
“Uma das razões pelas quais é difícil perder peso aos 40 anos é que se começa a perder massa muscular, portanto a composição do tecido corporal muda”, explica a médica internista Keri Peterson à revista americana Women’s Health. “Ter uma massa muscular mais alta aumenta o metabolismo, para o corpo queimar mais calorias. Então, ao lidar-se com o oposto — menos massa muscular —, isso é sinónimo de um metabolismo mais lento”.
Outra coisa que pode abrandar o metabolismo é a menopausa, observa a Dra. Peterson. Embora, para algumas mulheres, isso só aconteça na casa dos 50, o período de transição pode começar aos 40. As alterações hormonais que o processo acarreta tendem a dificultar a perda de peso.
Mas nem tudo são más notícias. Perder peso depois dos 40 apenas requer uma abordagem diferente, com foco em desenvolver hábitos que ajudam a construir ou manter a massa muscular como, por exemplo, levantar pesos e fazer treinos de resistência, diz a especialista.
A nutrição também essencial e, por conseguinte, a médica deixa alguns conselhos:
-
Mais frutas e vegetais;
-
Mais proteína;
-
Evite frituras;
-
Tomar pequenos-almoços saudáveis;
-
Prestar atenção ao que come à noite;
-
Comer devagar e com atenção ao momento presente;
-
Beber menos álcool e refrigerantes;
-
Apostar em alimentos que equilibram as hormonas.