Quem quer perder peso, muito provavelmente, já considerou contar calorias pelo menos uma vez.
Embora a tática resulte numa perda de peso temporária para uns, para outros pode causar pensamentos obsessivos e stress, envolvendo cálculos irritantes o dia todo. Além disso, não nos ensina a reconhecermos os sinais de fome e saciedade do corpo.
Então, que alternativas existem? Encontrámos a resposta na página de Instagram da nutricionista Sara Mucha. “Não precisas de saber calorias de cor, ter medo de fazer refeições fora de casa, tentar compensar com sopa ou ir correr para ‘queimar’”, escreve, numa publicação ao assunto. Em vez disso, acrescenta, é melhor adotar outros hábitos.
Eis cinco coisas que a especialista faria para perder gordura sem contar calorias:
- Comer quando tem fome (não a morrer de fome!) e parar quando se sentir satisfeita.
“Se ouvir o seu corpo, não vais comer demais nem a menos”. - Metade do prato devem ser vegetais.
“Assim, aumenta o volume da refeição, o consumo de fibra (o que corresponde a mais saciedade) e consome mais micronutrientes. Mais volume é igual a mais saciedade”. - Permitir-se comer todos os alimentos.
“Não existem alimentos proibidos, portanto a tentação de ‘tenho de comer agora, porque não posso sempre’ desaparece e deixa de sentir desejos”. - Ser mais ativa.
“Coisas como subir as escadas ao invés do elevador, deixar o carro mais longe no supermercado, dançar em casa, ir dar uma caminhada a ouvir um podcast… tudo conta para a tua atividade diária e para combater o sedentarismo”. - Ouvir o próprio corpo e emoções
“Quanto mais analisar as suas emoções (e tiver consciência delas), melhor perceberá quais são os seus gatilhos. Come porque está triste? Por que está triste? Descreva as suas emoções! Vale o mesmo para o seu corpo: tem apetite porque está com TPM? Qual foi o motivo para não comer o suficiente no dia anterior?”
A perita conclui sublinhando a importância de saber aquilo de que o corpo necessita, que nutrientes fazem sentido e como usar a alimentação a seu favor para atingir objetivos. Se precisar de ajuda personalizada (ou de mais dicas), visite a página de Instagram @nutricionista_saramucha.