![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/02/@happyfoodies.pt_-898x1080.jpg)
A anemia ferropriva – isto é, por deficiência de ferro – é o tipo mais comum da condição. Pode traduzir-se em falta de energia, cansaço fácil, palidez ou, em casos mais extremos, vontade de comer coisas que não alimentos, como terra, por exemplo.
Tendo isto em mente, há que ingerir as doses diárias recomendadas do nutriente – cerca de 10mg para os homens e mulheres após a menopausa; 15mg para mulheres com menos de 50 anos e 30mg para mulheres grávidas. E como obtê-las através da alimentação?
Ora, os produtos de origem animal, como carne, peixe ou ovos, são ricos em ferro. No caso da carne de vaca, encontramos cerca de 3,6mg de ferro por cada 100gr de alimento. Já na carne de frango, cerca de 1,3mg. Nas sardinhas, 2,9 mg. Por fim, num ovo cozido, cerca de 1,2mg.
E se lhe dissermos que há um simples alimento de origem vegetal tão ou mais rico em ferro? Falamos da salsa, que, por cada 100gr, contém cerca de 3,2mg do nutriente. O melhor? Pode ser adicionada a qualquer refeição, já que combina com os mais diversos pratos e bebidas – desde o sumo do pequeno-almoço, ao arroz do jantar. Além do ferro, a salsa é ainda bastante rica em cálcio, magnésio e vitamina C!