A hidroginástica é um exercício realizado dentro de água, o que amortece o impacto e possibilita uma prática mais segura e mais suave para as articulações. Curiosamente, a hidroginástica começou a ser divulgada nos anos 80 devido ao grande número de lesões provocadas pela aeróbica. Hoje em dia, não são só as pessoas mais velhas nem as mais pesadas que a praticam, mas todos os que querem um tipo de exercício global que nos lembra, como nenhum outro, o regresso às origens: afinal, a água foi o nosso primeiro meio… E durante séculos o Homem banhou-se em lagos e rios. Só agora é que a água como meio envolvente ficou tão distante de nós como o resto da Natureza, e recuperá-la por alguns instantes, nem que seja numa piscina, faz maravilhas não apenas ao corpo mas à cabeça.
Benefícios
Se praticada com assiduidade, é das modalidades que modela um corpo mais harmonioso: trabalha todos os músculos, inclusivamente os abdominais, sem nos deixar com um ar ‘musculado’.
Onde praticar
Quase todos os ginásios com piscina têm hidroginástica.
Em alguns existem também as variantes ‘Deep Water’ (todos os exercícios são realizados em águas profundas, sem pé) e ‘Hidropower’ (hidro mais poderosa e movimentada: atenção que esta já é para atletas com fôlego).