101522198.jpg

Fez orelhas moucas aos nossos conselhos de emagrecimento gradual e consciente e perdeu a cabeça com os petiscos e doces. Resultado: a balança voltou para assombrá-la. Não queira ingressar num mosteiro até ao fim do Verão! Nós podemos ajuda-la a recuperar as curvas.

Há mudanças que nem a intervenção divina consegue operar, e transformar um perímetro abdominal do tamanho de uma pequena ilha do Pacífico numa cintura de alfinete em apenas sete dias não é exequível. Mas se quiser perder uns centímetros isso já se pode fazer mas… com muito esforço! Os especialistas são unânimes: não é aconselhável perder peso tão rapidamente, até porque, mais do que gordura, irá perder essencialmente água. A ideia será sempre dar continuidade a esta semana de arranque com um regime saudável e equilibrado.

O essencial é combinar o trio dieta+exercício+massagens (podem ser auto-massagens). Deixamos-lhe algumas dicas para começar um plano de ataque que terá de continuar pelo Verão fora. Está preparada? Pronto, então vamos a isso.

É permitido…

– Água.

A ideia é acelerar o metabolismo de queima de gorduras e a água vai ajudar. Comece o dia com um copo de água quente com limão. Durante o dia beba pelo menos litro e meio de água natural.

– Verduras.

Encha o frigorífico de verdes e transforme-se num texugo. Vegetais crus, cozidos, estufados… Prefira os ricos em fibras como os brócolos, a couve-flor e repolho, que ajudam a controlar a sensação de fome. Um estudo recente veio revelar que por cada grama de fibra que ingerimos, consumimos menos sete calorias em média.

– Fruta.

Coma cerca de 3 peças de fruta por dia. São alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Evite apenas os mais calóricos como as bananas, os figos, o melão, uvas e manga.

– Gordura.

Não elimine por completo. A gordura é necessária para fazer a síntese celular e estimular processos hormonais. Evite sim as saturadas e hidrogenadas (presentes nos fritos, nas carnes vermelhas e nos alimentos processados em geral), optando pelas insaturadas (azeite, sardinhas, salmão e truta, sementes e oleaginosas).

– Proteínas.

Promovem a saciedade, pelo que é boa ideia incluí-las a todas as refeições: ovos, carne ou peixe ou leguminosas (feijão, grão, lentilhas). Evite as dietas com elevado conteúdo em proteínas pois emagrecem à custa da saúde dos rins.

Deve reduzir

– Hidratos de carbono

Há quem aconselhe a simplesmente suprimi-los por completo durante uma semana para evitar retenções de líquidos. Elimine, pelo menos, as fontes de hidratos de carbono de absorção rápida como os bolos, refrigerantes, bolachas doces, pão branco e massas branqueadas. Substitua por versões mais integrais dos alimentos (pão, arroz e massas integrais).

– Trigo

Tem o condão de desacelerar o metabolismo e acelerar a velocidade de armazenamento da gordura pelo que a ordem é reduzir drasticamente o pão, as massas, os cereais, as bolachas e pastéis esta semana.

É proibido

– Álcool

Já sabemos que é uma fonte de calorias vazias, tudo o que não precisa durante esta semana, por isso nada de cocktails tropicais ou caipirinhas, cerveja ou vinho.

– Sal

É o inimigo número um, Estamos a tentar perder líquido e o sal tem o condão de retê-lo nos tecidos deixando-nos inchadas como balões.

– Açúcar

Elimine por completo o açúcar refinado. Seja no café ou em produtos processados como bolachas, croissants e bebidas gaseificadas.

– Produtos lácteos

Se gosta não tem de prescindir deles por completo mas opte pelos leites e iogurtes em versão magra.

O segredo

Não é o pensamento positivo e a visualização, embora estes também sejam úteis. Trata-se de seguir as seis máximas de quem quer perder peso:

1- Não ingira bebidas com gás

2- Coma somente alimentos frescos, pobres em gorduras animais e ricos em produtos integrais e fibras. Nada de enlatados ou processados.

3- Escolha alimentos diuréticos e reduza o sal ao mínimo.

4- Elimine o pão branco e o álcool por completo.

5- Coma pouco e muitas vezes ao dia para acelerar o metabolismo.

6- Faça exercício. No mínimo uma hora por dia.

Dietas de uma semana

Há imensas versões de dietas e desintoxicações. Nem todas serão sensatas, mas o certo é que alguns estudos recentes sugerem que podem funcionar de maneira saudável. Pelo menos é a convicção da nutricionista e psiquiatra norte-americana Susan B Roberts, autora do livro ‘The Instict Diet’, que em entrevista à revista brasileira ‘Época’ garante que é possível conseguir os nutrientes essenciais com 1200 calorias diárias. O segredo está em prevenir a fome, em vez de aguentá-la, diz. Para isso o ideal é apostar em alimentos com fibras, que saciam o apetite, leite e iogurte desnatado, carnes e peixes magros, frutas e vegetais verdes.

Semana das frutas e verduras

Se está a tentar perder peso na semana anterior à menstruação, conte com dificuldades acrescidas, sobretudo se tem tendência para reter líquidos. É que nesta altura a subida dos níveis de progesterona contribui para isto mesmo, sendo natural que se aumente um quilo ou dois até. Pode ser boa ideia apostar numa dieta mais diurética nesta, à base de frutas e verduras como espargos, kiwis, morangos e chá verde ou infusões de dente de leão e cavalinha.

Combine com

– Drenagem linfática: se retém líquidos, é a sua massagem de eleição. O seu objectivo é trabalhar de forma ascendente as zonas onde aqueles tendem a ficar acumulados estimulando a circulação. Além das técnicas manuais, existem as mais sofisticadas como a pressoterapia e a endermologia que pode realizar em institutos

Semana sem hidratos de carbono

A ideia é retirar do cardápio todos os hidratos de carbono de absorção rápida: pão e massas branqueadas, doces, bebidas alcoólicas e açucaradas. Substitua-os por hidratos de carbono complexos como o pão e massas integrais, proteínas, muitos vegetais e gorduras boas. Os produtos lácteos podem consumir-se com moderação, excepto à noite, já que são mais difíceis de digerir. Beba muita água, dois litros por dia.

Combine com:

– Quiromassagem: é uma técnica manual que ajuda a eliminar gorduras instaladas e o excesso de líquidos, activando a circulação e promovendo a redução do volume corporal. Tem efeitos muito positivos na firmeza da pele e nota resultados numa semana se a fizer todos os dias.

Atenção ao índice glicémico!

Não basta contar calorias. O índice glicémico (IG) também influencia o metabolismo. Alimentos com índice elevado (os chamados açucares rápidos como os doces e gelados, os sumos naturais, o pão branco, o puré de batata, a melancia, o abacaxi, a abóbora ou os cornflakes e os croissants) favorecem o armazenamento de gordura e a resistência à insulina. Os de incide baixo (todos os hidratos de carbono complexos: feijão, esparguete, ameixas, cerejas, amendoim, soja, lentilhas, iogurte, pêra, maçã) têm o efeito oposto e será estes que deve consumir esta semana.

Técnicas que ajudam

Além das massagens há outras técnicas a que pode recorrer se pretender resultados ainda mais espectaculares, se bem que terá de contar com mais do que uma semana de ‘trabalho’. Combinando várias tem ainda mais hipóteses de conseguir resultados positivos.

– Carboxiterapia: excelente para tratar a celulite de forma não-cirúrgica. Consiste na injecção intracutânea de dióxido de carbono medicinal com agulhas muito finas. O tratamento é rápido e indolor. As sessões duram de 30 minutos e convém fazer quatro a seis no mínimo. Além do CO2 dar cabo das células gordas de forma imediata, ainda provoca uma vasodilatação local que aumenta o afluxo de oxigénio à região e contribui para eliminar o líquido produzido no intervalo das células e conferir firmeza à pele. É possível fazer tratamentos diários, combinados com termolipólise, por exemplo. Conte com €75 por sessão.

– Termolipólise: a ideia é activar o metabolismo das gorduras através do aumento da temperatura local. A ideia aqui não é tanto perder peso mas sobretudo centímetros. Depois de 10 sessões, em média, a pele fica mais elástica e os nódulos de gordura e celulites menos visíveis. É possível perder 2 a 6cm ou 2 a 4 kg de peso.

– Pressoterapia: ajuda a combater a retenção de líquidos e a celulite. Basicamente trata-se de uma massagem de compressão devidamente controlada, uma espécie de versão mecânica da drenagem linfática. Veste um fato até à cintura que está ligado a um aparelho computorizado que controla os bombeamentos de ar com a pressão adequada a cada caso. As sessões duram 30 minutos e devem ser feitas no mínimo duas vezes por semana. Os resultados são visíveis ao fim de 15 dias mas a combinação com outras técnicas consegue efeitos mais rápidos. Conte com €30 por sessão.

Consultoria: Rita Fonseca Silva, Nutricionista

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Ana Sofia Martins visita a Islândia

Ana Sofia Martins visita a Islândia

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

Das bombas de 75 a

Das bombas de 75 a "vice" do Parlamento? Quem é e como pensa Diogo Pacheco de Amorim

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

Em “Senhora do Mar”: Joana revela a Judite porque fugiu do marido

Em “Senhora do Mar”: Joana revela a Judite porque fugiu do marido

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Infarmed autoriza rótulo em espanhol para colírio em rutura de 'stock'

Infarmed autoriza rótulo em espanhol para colírio em rutura de 'stock'

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Bernardo Sousa e Bruna Gomes casaram em segredo na Madeira: todos os detalhes da boda

Bernardo Sousa e Bruna Gomes casaram em segredo na Madeira: todos os detalhes da boda

Doces da Páscoa.

Doces da Páscoa. "Um dia não são dias" ou há um perigo real em comer de uma só vez um pacote de amêndoas ou um ovo dos grandes?

Charlene surpreende no Baile da Rosa com

Charlene surpreende no Baile da Rosa com "jumpsuit" cintilante e novo corte de cabelo

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

As figuras da PRIMA 23

As figuras da PRIMA 23

Flipper Zero: Experimentámos o canivete suíço dos hackers

Flipper Zero: Experimentámos o canivete suíço dos hackers

Inês Aires Pereira está separada

Inês Aires Pereira está separada

Proteção Civil avisa para agravamento do estado do tempo e medidas preventivas

Proteção Civil avisa para agravamento do estado do tempo e medidas preventivas

Baltimore: Especialista explica porque é que a estrutura da ponte colapsou por inteiro

Baltimore: Especialista explica porque é que a estrutura da ponte colapsou por inteiro

À luz das velas: 18 castiçais para tornar uma mesa mais bonita

À luz das velas: 18 castiçais para tornar uma mesa mais bonita

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

Cancro da mama: Tratamento preventivo pode fazer células cancerígenas a

Cancro da mama: Tratamento preventivo pode fazer células cancerígenas a "hibernar" em vez de "morrer". Mas nem tudo são más notícias

As memórias de Manuel Alegre

As memórias de Manuel Alegre

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Quem és tu, Páscoa?

Quem és tu, Páscoa?

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Chega apresenta Maria Manuela Tender como candidata a presidente da Assembleia da República

Chega apresenta Maria Manuela Tender como candidata a presidente da Assembleia da República

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

VOLT Live: os detalhes do icónico Renault 5 e do tecnológico Scenic E-Tech

VOLT Live: os detalhes do icónico Renault 5 e do tecnológico Scenic E-Tech

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

AEROS MH-1: O regresso em grande de Portugal ao Espaço

AEROS MH-1: O regresso em grande de Portugal ao Espaço

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites