Se apenas fixou o seu olhar e atenção nesta parte das dietas e ignorou o resto do artigo, muito muito provavelmente faz parte do grupo das eternas rechonchudas com falta de disciplina que sonham com umas coxas perfeitas enquanto mastigam o terceiro croquete ao lanche, não resistem à maravilhosa bolonhesa que servem no restaurante em frente ao ginásio e têm calças de quatro tamanhos diferentes no armário. Geralmente, já experimentaram todas as dietas mas continuam a manter uma relação difícil com a balança e a mera ideia de fazer regime causa-lhes episódios de ansiedade. O melhor a fazer nestes casos é começar a criar hábitos alimentares mais saudáveis lentamente.
• Respeitar os horários
O organismo funciona melhor com horários certos. Evite comer ‘quando lhe apetece’ ou ficar muitas horas de estômago vazio já que isto aumenta a probabilidade de cometer excessos às refeições.
• Mastigar lentamenteAlém de se saborear melhor a comida, faz com que se sacie mais depressa e facilita a digestão.
• Trocar a gordura ‘má’ pela ‘boa’
Não se deve eliminar por completo as gorduras da dieta e fazê-lo pode até ser contraproducente. Os fritos são de evitar mas não tem de abdicar do azeite para temperar a salada, por exemplo.
• Escolher os aperitivos
Os aperitivos nos restaurantes são uma tentação, mas em vez de atacar as azeitonas pode ir trincando umas tostas (sem manteiga) para se distrair.
• Aprender a combinar