É proativa no que diz respeito à sua saúde mental? À semelhança do que acontece com a saúde física, é importante evitar gatilhos que podem fazê-la cair em padrões antigos e problemáticos.
“Os gatilhos são eventos que tocam em pontos sensíveis da nossa mente, que, quando são acionados, podem resultar numa enxurrada de emoções negativas”, explica a psicóloga Jennice Vilhauer à revista “Psychology Today”. “Esses pontos sensíveis costumam ser crenças dolorosas e profundamente enraizadas sobre nós mesmos como, por exemplo, ‘Não sou boa o suficiente’, ‘Não tenho valor’, ‘Não mereço amor’ ou ‘Sou incapaz e inútil’”.
A Dra. Vilhauer descreve três sinais de alerta que antecedem um descarrilamento emocional, para poder proteger-se.
- Deixou de cuidar de si mesma como devia: ter boas práticas de higiene mental pode ajudar a preservar a capacidade de lidar com gatilhos emocionais;
- Tem cada vez mais humores negativos: monitorize o seu estado de espírito regularmente. Se notar uma mudança, não a ignore — tente identificar a causa;
- Começou a colocar-se em situações que sabe que são gatilhos: se já a fizeram sentir-se mal, é provável que aconteça novamente. Há muitas maneiras saudáveis de se sentir bem.