O Inverno é, realmente, uma época que convida a acumular uns quilos a mais. E isso tem uma explicação: o frio leva-nos ingerir mais calorias para garantir a manutenção da nossa temperatura corporal.
Por isso, existe uma maior tendência para procurar refeições mais quentes e pesadas, normalmente sinónimo de uma maior ingestão calórica. Acrescente-se também que o facto de usarmos mais roupa, cobrindo geralmente, todo o corpo, faz com que as preocupações com a forma física sejam bem menores do que no Verão e, consequentemente, temos tendência a cair mais facilmente nas tentações…
Os alimentos muito ricos em gordura, sobretudo de origem animal (carne, enchidos, queijos…) e em hidratos de carbono acabam por estar no topo da lista das preferências. Por outro lado, a acumulação extra de calorias não é compensada com a perda energética. E quando se entra num ciclo vicioso, apenas a força de vontade individual pode ter alguma coisa a dizer.
Assim, uma das opções passa por aumentar o consumo de hortofrutícolas e leguminosas, nomeadamente, na sopa. A sopa, para além de água, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos protectores, é rica em fibras, que regulam o apetite e ajudam a manter o trânsito intestinal controlado, evitando a sensação de inchaço. Inicie sempre as refeições principais com um belo prato de sopa. Outro cuidado a ter são os métodos culinários. A opção pela cozinha a vapor para além de preservar o sabor e os nutrientes dos alimentos evita que se acrescente gordura extra. Os cozinhados e ensopados também constituem uma opção a ter em conta, já que permitem uma maior combinação de alimentos.
Outro truque passa pela persistência e aumentar a prática de actividade física. O Inverno também é sinónimo de dias com sol, por isso, há sempre a alternativa de uma caminhada com os amigos ou a família. Coloque a preguiça de lado e dê uma oportunidade ao seu corpo. Verá que depois, vai sentir-se melhor. Se a vontade de comer fora das refeições insistir em aparecer, lembre-se da fruta, prefira hidratos de carbono complexos e não se esqueça de beber frequentemente líquidos (água, chá, sumos).